quinta-feira, setembro 23, 2010

PAVÊ-MOUSSE DE MARACUJÁ E CASTANHA DO PARÁ




Ingredientes

Para o pão de ló

4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de castanha do pará triturada (rasa)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Para a mousse de maracujá

1 lata de leite condensado (395g)
1 medida da lata de suco concentrado de maracujá - use a lata vazia para medir o suco
1 caixinha de creme de leite UHT (200 ml)
200 ml de creme de leite fresco - pode ser “mix para chantilly” (ver observações abaixo)

Outros ingredientes

1/2 xícara (chá) de leite – para umedecer o pão de ló
1 receita de calda de maracujá – receita aqui
1/2 xícara (chá) de castanha do pará triturada

Modo de fazer

Faça o pão de ló de castanha do pará

Na tigela da batedeira bata os ovos inteiros com o açúcar até triplicarem de volume. Retire a tigela da batedeira e adicione a castanha do para e a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó, sempre aos poucos e mexendo com um batedor de arame (fouet). Se tiver bastante prática essa parte poderá ser feita na batedeira mesmo, basta reduzir bem a velocidade e ir adicionando os ingredientes aos poucos
Coloque a massa numa assadeira retangular de aproximadamente 22x33 (nº2) de preferência com o fundo forrado com papel manteiga.
Asse em forno médio (180°) por no máximo 20 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar, se não tiver usando papel manteiga para forrar a forma deve ser desenformado quente.
Depois de frio desenforme o pão de ló de castanha do pará sobre uma bandeja retire o papel manteiga e usando uma faca de serra corte-o em tiras e depois corte as tiras em cubinhos. Reserve.

Faça a mousse

Bata no liquidificador o suco de maracujá, o leite condensado e o creme de leite (UHT). Reserve na geladeira enquanto prepara o chantilly (pode deixar dentro do próprio copo do liquidificador).
Para fazer o chantilly o creme de leite (ou o mix para chantilly) deverá estar muito bem gelado. Coloque-o na tigela da batedeira e bata até encorpar e formar picos moles. Acrescente a mousse reservada e bata mais um pouco até que fique homogêneo. Se estiver usando mix para chantilly pode bater um pouco mais.
Leve a mousse para a geladeira para que fique um pouco mais firme antes de montar o pavê.

Monte o pavê-mousse

Escolha um recipiente de vidro, uma taça grande ou outro da sua escolha.

Coloque metade dos cubinhos de pão de ló no fundo do recipiente escolhido e respingue levemente com leite. Espalhe metade da calda de maracujá e por cima metade da mousse reservada. Salpique 1/4 xícara da castanha do pará e por cima o restante dos cubinhos de pão de ló e respingue também com leite e cubra com o restante da mousse. Finalize aplicando o restante da calda de maracujá, cobrindo mais o centro, as bordas podem ficar sem calda. Salpique o restante da castanha do pará nas laterais e se tiver aplique castanhas inteiras nas bordas também, fica muito bonito! (eu não coloquei por que como disse usei minhas sobrinhas de Natal).
Cubra bem com filme plástico ou papel alumínio e leve para gelar bem antes de servir, ficará muito melhor se for feito na véspera.

Nenhum comentário: