quinta-feira, setembro 23, 2010

ROSCA DE PASSAS E FRUTAS CRISTALIZADAS



Ingredientes

30 g de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
3 ovos médios
100g de manteiga em temperatura ambiente - ou ligeiramente amolecida
1 colher (café) de sal - ou colher (chá) bem rasa
Farinha de trigo - aproximadamente 5 e 1/2 xícaras (chá)
Passas pretas sem sementes e frutas cristalizadas – entre 400g a 500g no total
1 gema para pincelar – opcional
Fondant derretido para decorar* – veja em observações dessa cozinha

Modo de fazer

Escolha um recipiente grande e com tampa para fazer a massa, assim a massa poderá crescer dentro dele e ficará mais prático.

Misture o fermento com 1 colher do açúcar até que fique bem dissolvido. Junte os ovos ligeiramente batidos, o leite, a manteiga em temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida, o sal, o restante do açúcar. Misture bem e acrescente 3 e 1/2 xícaras da farinha, passe a massa para a bancada e com uma das mãos faça movimentos para cima e para baixo como se estivesse rasgando a massa. Com a massa ainda no ponto “grudento” fica bem mais fácil, pois ela cola na bancada facilitando muito.
Quando a massa mudar de coloração e ficar com aspecto rendado vá acrescentado pouco de farinha, mas não deverá ultrapassar de 5 e 1/2 – eu usei 5 xícaras.
Sove bastante ajudando a soltar a massa da bancada com uma espátula. Ela deverá ficar bastante elástica, bem maleável e não seca e dura – como saber se esta no ponto? – lave, seque as mãos e toque a massa depois de sovada ela deverá grudar nos dedos, mas se você puxar a mão os dedos deverão ficar limpos!
Modele uma bola cubra e deixe crescer bem – se por acaso a massa tiver crescido e você ainda não tiver tempo para modelar a rosca. Abaixe-a (com a mão) dentro do próprio recipiente, tampe e deixe crescer novamente (ficará melhor ainda)
Passe a massa para bancada polvilhada com farinha e divida em 3 partes e abra ligeiramente cada com parte com as mãos (não há necessidade de usar o rolo a massa é maravilhosamente maleável). Distribua as frutas e passas sobre cada parte e enrole cada uma formando rolos. Alongue um pouco cada um rolando-os na bancada trance-os formando uma rosca. Passe para uma forma untada e enfarinhada use uma bem grande (eu uso uma de pizza).
Pincele gema de ovo se quiser (eu não usei) aguarde crescer novamente e asse em forno (180º) preaquecido por uns 15minutos antes – assim ela ficará com uma linda cor mesmo sem pincelar com gema.
Depois de pronta retire com cuidado da forma e deixe esfriar sobre uma grade.

Se desejar decorar

Derreta um pouco de fondant em banho-maria com um pouquinho de leite, rum ou água e coloque dentro de um saquinho plástico, corte a pontinha com tesoura e deixe cair o fondant aleatoriamente sobre a rosca, deixe secar um pouquinho e repita a operação, com a cobertura ainda úmida aplique as frutinhas e aguarde secar novamente.



Observações dessa cozinha

__ Se não tiver fondant* a mão (como eu) misture um pouco de açúcar de confeiteiro com um pouquinho de leite, rum ou água (uma colher por vez) até um ponto que caia da colher em fita e proceda como já dito.

__ Se não tiver açúcar de confeiteiro a mão (como eu!) bata um pouco de açúcar comum no liquidificador até ficar bem fino e use como já explicado.

__ As frutas poderão ser trocadas e misturadas a gosto, varie a gosto, figo turco, damasco, ameixa, nozes etc.

__ Se desejar congelar a rosca faça sem a cobertura deixando para decorar quando for servir

__ A manteiga poderá ser substituída por margarina que vem em tabletes própria para uso culinário.

__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário: