terça-feira, março 30, 2010

Sopas entram no cardápio do dia-a-dia




No inverno, as temperaturas mais baixas convidam para pratos que mantém nosso corpo aquecido. Veja algumas dicas para tornar o friozinho mais gostoso e ainda manter o corpo em forma.



A fumacinha já aguça o paladar! Em dias frios, as sopas se tornam prato obrigatório para uma refeição nutritiva. Esta alia sabor à praticidade.

- duas cenouras médias cortadas
- 120 gramas de alho poro
- 300 ml de água
- uma xícara de leite
- temperos a gosto

Depois de cozinhar as cenouras na água, bata no liquidificador com leite. Leve a mistura ao fogo. Acrescente alho poró já refogado e picado. Tempere e deixe a criatividade dar o toque final.

E com abóbora e camarão também dá para fazer um caldo apetitoso.

- 200 gramas de abóbora cabotiã
- 10 gramas de camarão seco
- 300 ml de água e condimentos

Cozinhe as abóboras em água. Bata no liquificador e leve ao fogo. Tempere com sal e acrescente um segredinho do culinarista.

'Pra finalizar e deixar a sopa bem diferente, um camarão seco, batido, triturado e peneirado. Polvilhe em cima e está pronta a sopa', diz Ricardo Cher, culinarista.

Depois do almoço às vezes fica na mesa aquele pedacinho a mais de carne que vai parar no congelador e passa dias e dias por lá. Mas olha só: as sobras de assados podem virar o ingrediente principal de uma saborosa sopa.

- 100 gramas de pernil assado e desfiado
- 300 ml de água
- 150 gramas de batata
- cinco folhas de rúcula
- sal e pimenta a gosto

Coloque no liquidificador as batatas cozidas e bata até formar um creme. Leve ao fogo, acrescente o pernil, sal e pimenta. Misture bem. Para decorar, corte a rúcula em tiras e espalhe.

Ficou com água na boca? Então aproveite! Além de saborosas, as sopas ajudam a manter a saúde em dia.

'Uma sopa que vai um tipo de legume, como a cenoura, ou a batata, não tem necessidade de acrescentar o macarrão. A gente pode se preocupar em acrescentar uma fonte de proteína para dar mais saciedade. Aí, podemos fazer um tipo de sopa mais equilibrada', diz Aline de Moraes, nutricionista."

Nenhum comentário: