segunda-feira, março 01, 2010

Iogurte caseiro e receitas saborosas

Para fazer iogurte caseiro :Pegue um potinho de iogurte desnatado e misture em 1 litro de leite mexa bem
enrole em uma toalha de mesa e deixe descansando durante a noite.Depois coloque na geladeira .C ria um soro por cima se vc quiser pode retirar ou usa-lo assim mesmo pois é bem nutritivo.


O iogurte é um alimento versátil e que pode ser utilizado em várias preparações, sendo um ótimo substituto de alimentos calóricos como cremes de leite e óleos e reduzindo a quantidade de gordura da alimentação. Passamos a seguir algumas dicas de utilização, quantidade de calorias e gordura.

Saladas
Tempero: Misture 1 pote de iogurte desnatado com 1 colher (chá) de mostarda e ervas frescas a gosto. Rende cerca de 13 colheres (sopa) com 6 kcal cada e 0,07g de gordura.

Frutas
Pegue 1 maçã, 1 banana ou 1 pêra e cozinhe ou asse. Na hora de servir, corte a fruta ao meio, retire a polpa e regue com 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado e canela.
Maçã média(150g) – 100 kcal e 1g de gordura.
Banana(80g) – 81 kcal e 0 de gordura
Pêra (150g) – 97 kcal e 0 de gordura

Massa de Panqueca
Bata no liqüidificador 1 pote de iogurte desnatado, 1ovo, 1 xícara (chá) bem rasa de
farinha de trigo e 1 pitada de sal. Faça as panquecas, aquecendo uma frigideira antiaderente com 1 fio de óleo e colocando um pouco de massa. Vire bem para cobrir o
fundo e deixe dourar. Vire e deixe mais um pouco do outro lado. Rende 8 panquecas e
tem cerca de 68 kcal cada com 1g de gordura.

Sorvete
Esta receita fica ótima e pode ser feita até em forminhas de picolé. Bata no liquidificador 1 pote de iogurte desnatado com 1 xícara de polpa de frutas (manga, goiaba, morango, adoçante a gosto por 5 minutos e coloque em forminhas. Leve ao congelador até ficar firme. Dica: quando começar a firmar, observe se a fruta está bem misturada com o iogurte. Caso contrário, bata para ficar homogêneo e volte ao freezer até firmar.
Rende 4 porções com cerca de 50 kcal cada e 0 de gordura

Mingau de aveia
Uma ótima opção para um lanche da tarde é o mingau de aveia feito com iogurte. Misture em uma panela 2 colheres de sopa de aveia, 1 xícara de água e 2 colheres (sopa) de adoçante. Leve ao fogo até ferver e encorpar. Retire e misture 1 pote de iogurte desnatado e baunilha a gosto. Esta receita tem cerca de 150kcal e 1g de gordura.

Maionese
Para diminuir o valor calórico e de gordura de maioneses, misture 1 pote de iogurte desnatado com 2 colheres (sopa) de maionese light. Bata bem, tempere a gosto e sirva com saladas e sanduíches. Rende cerca de 12 colheres (sopa) com 18 kcal cada e 1,1g de gordura cada uma.

Molhos para Grelhados
Sirva grelhados de frango e peixes com este molho. Misture 1 pote de iogurte desnatado com ½ xícara (chá) de cogumelos em conserva picados, 1 dente de alho amassado e ervas frescas a gosto. Aqueça levemente para não talhar e regue os grelhados na hora de servir. Rende 4 porções com 25 kcal cada e 0,75g de gordura."

Nenhum comentário: