quinta-feira, setembro 04, 2008



Bolo prestígio mais que fácil- sério, é muito fácil de fazer!

null

Ingredientes (para meia receita = forma de bolo inglês, ou uma desmontável pequena):
- 175 g de farinha;
- 125 g de margarina ou manteiga amolecida;
- 125 de açúcar;
- 6 colh. leite;
- 3 ovos;
- 1 colh. de es
sência de baunilha
- 1 colh. fermento;
- 1 colher de cacau, mas pode usar mais. Da próxima vez, vou colocar 3 ou 4 , pois o bolo ficou clarinho.

Bata a manteiga e o açúcar, junte as gemas, uma a uma. Junte a baunilha. Acrescente a farinha, o fermento, o leite e o cacau. Mexa bem. Bata as claras em neve e junte à massa, delicadamente.

Para o recheio
- 100 g de coco ralado;
- 100 g açúcar;
- 1 clara de ovo em neve;
- 1/2 colher de maizena;
- 2,5 colh
. de creme de leite.

Bata a clara em neve e junte os restantes ingredientes.
Coloque a metade da massa de chocolate em um forma untada e acerte com uma espátula. Junte o recheio, dê uma ajustadinha para não ficar desnivelado e coloque o resto da massa de chocolate. Asse em forno médio por cerca de meia hora, ou até espetar com um palito e o mesmo sair sequinho.

Para a cobertura fiz um brigadeiro molengo. Se tivesse sobrado coco, ainda salpicaria um pouco em cima, mas não rolou rsrsrsrs
Este bolo fica muito úmido, o recheio cremoso - muito legal mesmo!







Bolo de Leite Condensado/Bolo-Pudim da Carine

null

Faby de my core!
Aqui é a Carine, de
Porto Alegre/RS.
Acompanho o Rainhas há um ano mais ou menos e já tô virada do avesso de tanta coisa boa que fiz byRainhas...
Então, como forma de agradecer os dias lindos que passo por aqui, vou mandar uma receitinha delíiiiicia demais que eu conheci não faz muito, mas que já entrou no meu caderninho de receitas. E o melhor, fácinha de fazer!

Bolo de Leite Condensado (que eu chamo de Bolo-Pudim)
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
3 ovos
1 pacotinho de ferme
nto em pó

Colocar tudo no liqüidificador e bater por 5 minutos. Enquanto bate, untar uma forma com margarina e colocar o forno para aquecer. Despejar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido por +- 40 minutos.
Esperar esfriar e desenformar. Fica supimpa!!!!



Bolo toalha felpuda da Débora


null

Esse bolo é um coringa, pode ser feito para servir com um cafezinho, ou confeitado e virar um bolo de aniversário (já fiz várias festinhas com ele) ou embrulhá-lo em pedaços individuais e transformar em bolo gelado.

Essa receita tem história. Faz parte do meu caderno de receitas desde a infância, foi uma das minhas primeiras "criações". Depois me acompanhou em viagens em turma (o bolo rende muito e dá conta de um café da manhã na praia pra 20 pessoas tranquilamente), e serviu pra agradar marido, sogra, mãe, cunhada, amigos e agregados! é assim até hoje. É bolo pra fazer carinho.

INGREDIENTES:
200g de margarina
4 ovos
4 xícaras (chá) açúcar
4 xícaras (chá) farinha de trigo
1 copo de leite comum
1 vidro de leite de c
oco
1 colher (sopa) fermento em pó

COBERTURA:
1 copo de leite
1 copo de açúcar (eu coloco um pouco menos)
Coco ralado à vontade (se for o coco fresco, é melhor)

MODO DE FAZER:
Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até ficar com jeito de gemada, uma massa beeem homogênea e branquinha. Junte a farinha (peneirada) e o leite aos poucos. Agregue com delicadeza as claras em neve e o fermento, por último. Leve ao forno em forma bem untada e coloque a cobertura no bolo ainda quente, pra ficar bem molhadinho.

Use, de preferência, uma forma retangular, e quando colocar a cobertura, passe um garfo por ela algumas vezes, pra deixar o coco "crespinho", parecendo... adivinha?? UMA TOALHA FELPUDA!

Dica: Rende bastante, se você quiser diminuir proporcionalmente a receita, também dá certo.



Postado por: Faby
Bolo de fubá cremoso



Por aqui o domingo está com cara de outono - vento, uma garoa fininha que vai e volta e uma temperatura fresca. Além do clima estar propício, eu também sonhei essa noite com esse bolo (a pessoa sonha com o bolo e acorda sentindo o cheiro dele, pode?) e isso só pode ter sido um sinal (sinal de que você precisa parar de pensar em comida, Dona Fabiana!), por isso não tinha como eu não me jogar nesse bolo de fubá cremoso. A receita é da família e rola lá em casa desde que eu me conheço por gente.

No liquidificador vão primeiro os secos - 1 xícara e meia de fubá, 2 xícaras de açucar e 2 colheres de sopa de farinha de trigo (cheias). Na sequência, 2 colheres de margarina, 4 xícaras de leite, 3 ovos e 1 pitada de sal. Depos de bater bem é só acrescentar 1 pacote de queijo ralado (100gr), raspas de limão e 1 colher sopa de fermento em pó, misturar bem, colocar em fôrma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido.

O que precisa ser dito sobre esse bolo...

. o recheio cremoso vai ficar bem no meio do bolo e ele deve ficar mais molinho, lembrando mesmo um creme;
. não se assuste com a consistência do bolo quando você bater no liquidificador - ele fica bem líquido mesmo, feito um pudim, e você pode até pensar que aquilo não vai virar bolo nunca, mas vai, believe me;
. esse não é um bolo que cresce horrores... ele fica macio, mas não é daqueles tipos de bolo fofíssimos, que levam clara em neve, óleo e talecousa;
. o pulo do gato dessa receita, segundo a minha tia, é o tamanho da fôrma - o ideal é usar uma forma média (eu usei uma retangular nr. 2) e alta, porque se a fôrma for muito grande e baixa o creme de queijo não se separa legal;
. eu gosto desse bolo assim, cortado em quadradinhos, mas se você quiser usar uma fôrma redonda, tudo bem... só não esqueça que ela não deve ser muito grande;
. o bolo estará pronto quando estiver dourado, mas pode ser que no teste do palito ainda não saia completamente limpo - isso acontece por causa do creminho do meio.



Esse bolo é bom de qualquer jeito, mas o meu preferido é acompanhado de um café bem fresquinho....yummy!



Doce de abóbora com coco

null

Doce de abóbora me lembra infância, quando minha mãe colocava o doce como recheio do pão e mandava na minha lancheira da escola. Me lembra interior, quando saiam do fogão da vó grandes panelas do doce. Me lembra a casa da minha tia, com o cheiro característico do doce quando está cozinhando. Me lembra domingos de Silvio Santos e seu Domingo no Parque...
Ah... não tem nada mais "minha infância" do que doce de abóbora.

E olha que eu, desde criança, não sou a maior fã de doces em geral. Só que acredito que existem alguns que não nos pegam necessariamente pelo sabor (embora não seja esse o caso do doce em questão) mas sim pelas lembranças, pelas recordações que eles são capazes de despertar em nós.

Ontem fez um ano que eu perdi o homem que ocupou o lugar de pai na minha vida e eu precisava desse momento. Não de resgatar as lembranças, porque essas eu não vou perder jamais... mas eu precisava voltar no tempo, sabem como é? O doce ontem, muito mais do que a vontade de comê-lo, tinha um significado especial...

Eu fiz o doce pra você, tio :)

***

null


Usei 1Kg de abóbora seca, 2 xícaras de açucar (embora para o meu paladar tenha ficado um pouco doce demais), um pau de canela, um punhado de cravos e uma 1/2 xícara de coco ralado.
Vai tudo (menos o coco) para a panela e cozinha em fogo baixo, com a panela semi tampada, mexendo de vez em quando. Daí, é só aguardar que a água que a abóbora solta comece a secar, juntar o coco e desligar quando chega no ponto em que você já começa a ver o fundo da panela.

Depois de frio, é só guardar em pote de vidro na geladeira e comer quando bater aquela vontade de um docinho caseiro






Farofinha de coco e banana

Triturei 1 pacote de biscoito maizena no liquidificador até obter uma farofa fina e reservei. Numa panela coloquei banana cortada em cubinhos, manteiga e açucar e deixar até começar a caramelar. Juntei essa banana com a farofinha de biscoito, acrescentei 1 pacote de coco ralado previamente hidratado em um pouquinho de leite, juntei açucar mascavo e com essa mistura forrei uma forma, deixando uma camada fina. Levei ao forno até dourar e depois mexi para quebrar e formar a farofa. Para essa quantidade foi preciso fazer isso duas vezes, mas você pode usar 2 fôrmas e assar de uma só vez.


Queijadinha clássica

null

Essa receita é do caderninho, antiiiiga, talvez até da minha avó e está escrita com uma letrinha redondinha, do tempo em que eu ainda escrevia à mão e meu O tinha perninha... ou seja, faz tempo =)

Bata 4 ovos na batedeira até formar uma espuma, junte 1 lata de leite condensado e 1 pacotinho de queijo ralado (100grs, mas eu usei parmesão de verdade, ralado grosso). Bate bem, desliga a batedeira e junta 2 pacotinhos de coco ralado hidratado num pouquinho de leite ou 200gr de coco fresco ralado (que é bem mais gostoso).
Coloque a mistura em forminhas de papel (pode ser daquelas de empadinha - eu usei essa forminha fofa que a Verito me mandou, desculpa?), coloque numa fôrma dessas de muffins, ou mesmo nas próprias forminhas de empada e leve ao forno pré-aquecido até dourar.

null



























Nenhum comentário: