quinta-feira, setembro 23, 2010

Cozinha é Poesia: DOCE DE FIGO VERDE EM CALDA – SABOR BRASIL







DOCE DE FIGO VERDE EM CALDA

Ingredientes

11/2 kg de figos verdes
1 kg de açúcar

Modo de fazer
Depois de bem higienizados, coloque os figos numa panela grande e cubra-os com água. Leve ao fogo e cozinhe até que eles fiquem ligeiramente macios, aproximadamente 25 a 30 minutos. Escorra os figos e passe-os por água corrente, deixe que esfriem e leve-os ao freezer acondicionado em sacos plásticos (use 2 ou mais sacos) e deixe-os de um dia para o outro, até que fiquem bem congelados.
No dia seguinte retire-os do freezer e dos sacos plásticos e coloque-os sobre um escorredor de massas. Antes que descongelem por completo vá lhes retirando a pele sob a água corrente (um fio de água bem fraquinho).
Depois que estiverem sem a pele fure-os com um garfinho, ou então com um palito (uso um palito). Reserve-os.
Faça uma calda rala levando o açúcar e 11/2 litro de água ao fogo (escolha uma panela grande) e junte os figos. Deixe-os ferver por 15 minutos e desligue. Reserve.
No dia seguinte leve a panela ao fogo novamente e marque mais 15 minutos novamente após o inicio da fervura. Reserve novamente.
No terceiro dia repita o processo novamente, até que os figos fiquem transparentes e vidrados e a calda ligeiramente espessa.
Passe os figos e a calda para uma compoteira ou outro recipiente de vidro com tampa e despeje a calda sobre eles.
Conserve em geladeira.


Observações dessa cozinha:
__ Se não tiver a intenção de fazer o doce de imediato os figos poderão ser mantidos por algum tempo no freezer.

__ Há que prefira fazer um corte em cruz na base dos figos ao invés de furá-los. Eu, no entanto acho que os figos assim ficam muito frágeis então prefiro furá-los com um palito.Cozinha é Poesia: DOCE DE FIGO VERDE EM CALDA – SABOR BRASIL

Nenhum comentário: