quinta-feira, setembro 23, 2010

Cozinha é Poesia: BELISCÃO DE NATA E GOIABADA – SABOR BRASIL





BELISCÃO DE NATA E GOIABADA – SABOR BRASIL


Nesse canto de cá onde nasci e que por hora estou ainda existe o hábito de ferver leite todos os santos dias. Muitas vezes fresco recém ordenhado e entregue na porta para mais tarde lhe ser retirado o gordo composto que bóia sobre ele.

Armazenada durante os dias da semana a rica nata aguarda gentilmente o seu dia de ser elevada ao patamar das delícias. Pães, bolos, rosquinhas, biscoitos e os tais concorridos beliscões.

A receita do beliscão de nata e goiabada ainda passa por aqui e por ali de mão em mão sem se importar com o tempo ou se quer com rumores de modernidades.

Escrita num pedacinho de papel rasgado ou através de um caderno de receitas surrado e engordurado pelas consecutivas vezes que já fora emprestado. Ou muitas outras vezes ainda, a receita é apenas ditada por alguém que a tem na mente decorada pelas tantas vezes que a fez.

Vigiar panelas de leite postas a ferver sempre foi tarefa paras a meninas da casa. Então penso que talvez seja por isso que o aroma do leite morno aspirado na borda da xícara sempre me leva a repousar entre os lençóis da minha cama de infância.

Dentre todas as sensações que experimentamos parecem que aquelas que nos entram através do céu da boca, são as mais capazes de se fazerem imortais no paraíso dos sentidos...








BELISCÃO DE NATA E GOIABADA


Ingredientes

2 ovos (médios)
1 xícara (chá) de nata (retirada do leite integral)
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo – aproximadamente
400 g de goiabada cortada em tirinhas
Açúcar refinado para finalizar e envolver os biscoitos

Modo de fazer

Num recipiente coloque a nata, a manteiga, o açúcar e os ovos, misture bem, junte o fermento em pó e misture mais um pouco. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo primeiramente com a colher e depois com a ponta dos dedos, até obter uma massa que dê para abrir com o rolo, porém ainda bem maleável. Não deverá ficar muito seca.
Divida a massa em três partes (fica melhor para trabalhar). Polvilhe a bancada com farinha de trigo e coloque um pedaço de massa, polvilhe-o com farinha de trigo também e estique com o rolo. Vá abrindo delicadamente e sempre levantado a massa movendo-a de lugar e tornando a polvilhar a bancada e a massa com farinha. Deixe-a fina, porém sem exagero, essa massa de nata é deliciosamente frágil.
Para facilitar o corte use uma régua de 30 cm (dessas comuns).
Primeiramente acerte as laterais da massa, logo em seguida corte-a em tiras, usando a régua na vertical (as tiras são da largura da régua). Agora corte as tiras em quadradinhos colocando a régua na horizontal.
Coloque uma tirinha de goiabada (na transversal) sobre cada quadradinho e só então feche um por um, começando a enrolar por uma das pontas.
Repita o processo até acabar com toda a massa.
Coloque os biscoitinhos numa assadeira untada e enfarinhada com um pouco de espaço entre eles.
Asse em forno médio (180º) preaquecido por cerca de 20 (ou menos) minutos. Eles costumam ficam mais dourados por baixo, não deixe muito tempo no forno. Sempre costuma vazar um pouco de goiabada na assadeira, se deixar muito tempo no forno quando for retirar os biscoitos da assadeira eles estarão grudados e irão se quebrar.
Assim que der para tocar, retire os biscoitos da assadeira e ainda quentes passe-os em açúcar refinado, principalmente as pontinhas.
Espere esfriar totalmente e somente então armazene em vidros bem tampados ou em sacos plásticos.

Rende cerca de 150 biscoitinhos



Linha de montagem...

Cortar primeiramente os biscoitos e somente depois começar a enrolar facilita e agiliza bastante o trabalho.








Observações dessa cozinha:

__ A farinha na receita original é pedida em colheres, aqui foi adaptada em xícaras a maneira dessa cozinha. Use xícaras medidoras padronizadas de 240 ml ou então use uma jarra ou copo medidor enchendo- o com farinha até atingir a essa medida.

__ O tamanho dos biscoitos é apenas uma sugestão faça-os maiores se assim preferir.

__ A qualidade da goiabada também é importante. Prefira comprar uma do tipo firme que geralmente é vendida a granel e vem embalada em bandejas de isopor. No entanto faça testes com várias marcas, nem eu mesma cheguei a achar uma que julgasse boa para indicar. Aceito sugestões!



Se desejar saber um pouco mais sobre a nata usada nessa receita, como retirar e como armazenar, leia o post Biscoitinhos de Nata, onde falo um pouco mais sobre o assunto.




Sabor e textura inesquecíveis...

Cozinha é Poesia: BELISCÃO DE NATA E GOIABADA – SABOR BRASIL

Nenhum comentário: