quinta-feira, setembro 23, 2010

BOLO DE AMENDOIM





Ingredientes

4 xícaras (chá) de amendoim cru
2 xícaras (chá) de açúcar cristal - pode ser o mascavo – eu uso o refinado
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó




Na foto acima o amendoim triturado no liquidificador. Coloque uma xícara por vez para facilitar e não forçar o aparelho
Foto abaixo - Basta misturar o açúcar e o fermento ao amendoim moído, fazer uma cova no centro, juntar os ovos e mexer com uma colher ou espátula.



Modo de fazer

Triture o amendoim no liquidificador, uma xícara por vez para ficar mais fácil.
Coloque-o numa tigela grande e misture-o bem com o açúcar e o fermento em pó.
Abra uma cova no meio e junte aí os ovos inteiros. Com uma espátula ou uma colher misture até que fique ligado e homogêneo. A massa fica bem firme e pastosa. Se achar que ficou muito seco (caso esteja usando ovos pequenos) acrescente mais um ovo, nunca leite ou outros líquidos.
Passe a massa para uma assadeira retangular n°2 - 32x22 cm aproximadamente e com pelo menos 5 cm de altura por que cresce bem - untada e polvilhada com farinha de trigo e nivele a superfície alisando com uma colher.
Asse em forno médio (180°) preaquecido, até que se forme uma casquinha por cima e as bordas fiquem bem douradas – antes de 50 minutos e possível que não fique pronto. Esse bolo ao assar estufa um pouco depois vai abaixando até o fim do tempo de forno por tanto não vá pensar que seu bolo murchou, é assim mesmo. Se achar necessário reduza a temperatura na metade do tempo
Deixe esfriar totalmente para cortar.

Minha sugestão é que depois de frio você cubra a assadeira com um filme plástico ou papel alumínio e deixe descansar algumas horas antes de cortar os pedaços e servir. Esse também não é um bolo que se come quente, o melhor é descansar um pouco depois de assado, o ideal é fazê-lo um dia antes de ser servido. Aliás, quanto mais passam os dias ele vai ficando melhor! Armazene os pedaços em um recipiente que feche bem para que não ressequem.

Rende 30 pedaços

Observações dessa cozinha

__ Use medidas padronizadas para que tudo saia correto. Use xícaras ou medidores de 240 ml

Receita do site: Cozinha é Poesia

Nenhum comentário: