sábado, março 27, 2010

Natal

Natal: "Sugestões de Receitas Para Ceia de Natal - 2008

A hora da ceia está chegando e não há motivos para ter dúvidas? Você pode fazer alguns opções especiais que irão satisfazer a todos os convidados. O Departamento de Nutrição da SBD e a Revista Sabor & Vida Diabéticos escolheu três pratos cheios de charme e bem saudáveis. Assim você poderá ter uma ceia de Natal diferente e com muito sabor.

Confira as sugestões de pratos para o Natal 2008, com receita e informações nutricionais. Veja também outras sugestões para o Natal.

Lombo à Brasileira - 10 porções

[Lombo à Brasileira] Ingredientes

Carne
1 kg de lombo de porco magro

Tempero

2 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de cerveja preta
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Recheio de farofa

1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo
2 bananas da terra picadas
2 xícaras (chá) de farinha de milho
1 colher (café) de sal
4 folhas de couve sem o talo central (escaldadas por
1 minuto)

Modo de preparo: Abra a lateral do lombo, sem separar as partes, formando uma bolsa. Misture os ingredientes do tempero (com exceção da farinha) em uma bacia e deixe o lombo de molho por 1 hora. Para a farofa, refogue a cebola no óleo e junte a banana. Quando começar a amaciar, umedeça a farinha de milho com água e adicione às bananas. Mexa, tempere com o sal e reserve. Retire o lombo da bacia e recheie a sua cavidade com as folhas de couve escaldadas. Coloque a farofa por cima. Feche com o auxílio de palitos ou costure. Coloque em uma assadeira, regue com os temperos e cubra com papel alumínio. Asse em forno médio (180ºC) por 1 hora. Retire o papel e deixe dourar por mais 20 minutos. Retire, espere amornar e fatie. Na assadeira, adicione a farinha de trigo dissolvida em 1 xícara (chá) de água e deixe engrossar. Sirva sobre o lombo fatiado.

Informações nutricionais por porção:

Calorias


259 kcal

Proteínas


21g

Gorduras totais


15g

Carboidratos


9g

Fibras


0,2g

Sódio


203mg

Gorduras saturadas


4,9g

Colesterol


55mg"

Nenhum comentário: